Manutenção de Sistemas de Gestão Certificados
Nossa experiência mostra que as organizações certificadas têm dificuldade em manter seu Sistema de Gestão certificado atualizado de modo a evitar que ocorram não conformidades nas auditorias semestrais do Organismo de Certificação de Sistemas. Dentre os motivos para essa dificuldade listamos:
- Falta de tempo dos supervisores das equipes para acompanharem os resultados do sistema;
- Dificuldade em evidenciar a melhoria contínua do desempenho dos processos, que é um requisito das normas;</ li>
- Dificuldade técnica com a estatística para a coleta e análise de dados;
- Falta de objetividade na identificação de ações corretivas e preventivas;
- Falta de foco e objetividade nas análises críticas pela alta direção devido a uma má preparação dos relatórios levados a essas reuniões;
- Gestão inadequada de fornecedores e parceiros;
- Dificuldade na identificação e implementação de ações para aumentar a competência do pessoal.
A manutenção do sistema consiste numa série de atividades voltadas a garantia da correta atualização e funcionamento do Sistema de Gestão certificado. Esse serviços incluem:
- Fornecimento de orientações específicas para sanar não conformidades e oportunidades para melhorias encontradas durante o controle dos processos ou durante as auditorias internas e externas;
- Realização de reuniões com a Alta Direção e com os supervisores de equipes visando manter e disseminar os principais conceitos do Sistema de Gestão certificado;
- Acompanhamentos dos indicadores e demais características de controle dos processos;
- Coleta e análise de dados de desempenho do Sistema de Gestão;
- Preparação dos documentos necessários à análise crítica pela direção;
- Acompanhamento e análise da eficácia das ações corretivas e preventivas;
- Apoio na identificação de necessidades de novas competências e na realização de treinamentos de reciclagem e reforço sobre temas relacionados com o Sistema de Gestão;
- Realização das auditorias internas semestrais.