Home > Dicas de Gestão

A visão sistêmica

 

Helio Nehrer


A visão sistêmica é um dos mais proclamados, mas menos entendidos, dos fundamentos da gestão moderna. A ISO 9000:2005 define a “Abordagem sistêmica da gestão” como “identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos”.

Já os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade define o “Pensamento Sistêmico” como “entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo”.
Deming, o guru-mor da gestão da qualidade, em seu ultimo livro, ensina que não existe melhor maneira de destruir uma organização do que promover a competição entre suas partes. Cada parte seguirá o caminho que, em sua opinião, leve ao sucesso, de forma independente e sem se preocupar com a sobrevivência da organização em longo prazo, que deveria ser o objetivo maior para todos.

O problema é então como conciliar o desejo de aumento de produtividade da organização, que passa por levar a decisão para junto dos níveis de execução, com a visão de que a organização é um sistema e não a soma de partes.

Peter Drucker nos dá a pista: Como a organização é composta por especialistas, cada um com sua própria área de conhecimento, sua missão tem que ser muito clara. A organização precisa ter uma só finalidade, caso contrário seus membros ficarão confusos.

Eles seguirão a sua especialidade, ao invés de aplicá-la à tarefa comum. Cada um irá definir os resultados em termos de sua especialidade, impondo seus próprios valores à organização. Somente diretrizes organizacionais e estratégias claras, concentradas e comuns a todos poderão manter unida a organização e capacitá-la a produzir resultados. Sem estas diretrizes organizacionais e estratégia comuns, a organização em pouco tempo perde o seu rumo.

Ampliando o conceito para toda a Cadeia de Valor da organização, vemos que temos que procurar envolver clientes e fornecedores com as estratégias e diretrizes organizacionais, de modo a criar uma sinergia de toda a cadeia de valor na direção estabelecida pela estratégia.

A prática do conceito de visão sistêmica envolve então vários elementos da gestão: estabelecimento de diretrizes organizacionais, definição de estratégias, identificação do inter-relacionamento entre processos, comunicação, estabelecimento de parcerias com clientes e fornecedores.

Um sistema precisa ser gerenciado, pois ele não se auto-gerencia. E o tempo traz mudanças que também precisam ser gerenciadas e até previstas, na medida do possível. O crescimento em tamanho e complexidade de um sistema e as mudanças com o tempo das forças externas requer um esforço constante da gerência. Gerentes e líderes devem comandar o seu futuro, e não apenas ser uma vítima das circunstâncias. Mas devem gerenciar com visão sistêmica, para assegurar a sobrevivência a longo prazo da organização.

""