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O Processo da Inovação

 

Helio Nehrer


O americano Steven Johnson lançou um livro chamado “Where good ideas come from” (de onde vêm as boas idéias) sobre o processo de inovação. Em entrevista publicada no jornal O Globo no dia 15/11/2010 o autor diz que os grandes gênios não têm idéias do nada depois de momentos de silêncio e contemplação, mas sim quando estamos abertos à percepção do que acontece no nosso “ecossistema”, quando aceitamos questionamentos sobre explicações “antigas”, e quando as idéias são compartilhadas com nossos pares. O processo de criação é um processo colaborativo e quanto mais “conectados” estamos, mais propensos estamos para ter “boas idéias”.

Para nós brasileiros (e latinos em geral) isso não deveria ser uma grande novidade. Crescemos ouvindo “ditados antigos” como, por exemplo, “A inovação é 5% de inspiração e 95% de transpiração”, ou ainda “No mundo nada se cria, tudo se transforma”, ou o mais conhecido “A necessidade é a mãe da invenção”. O que isso tudo quer dizer? Que importância tem isso para as organizações?

Estes conceitos estão ligados a um dos Fundamentos da Gestão, que é a Cultura da Inovação. A inovação é um conceito estratégico fundamental para a sobrevivência das organizações em longo prazo e, como vimos acima, a inovação não acontece do nada, de um “estalo” que ocorre dentro da cabeça de um gênio. Para que inovação ocorra é necessário aos Dirigentes criar um “clima” dentro da empresa, criar uma Cultura da Inovação.

Algumas empresas fazem isso melhor do que outras e se destacam por isso. A 3M é mundialmente conhecida por estar constantemente lançando produtos inovadores. A DuPont tem 40% de seu faturamento vindo de produtos lançados a menos de cinco (5) anos (aliás este é o indicador mais utilizado para medir se uma empresa é inovadora). Na entrevista acima citada Steven Johnson dá o exemplo da Google, onde as pessoas têm o direito de dedicar 20% de seu tempo para projetos que não são ligados aos objetivos estratégicos da empresa, desde que uma vez por mês entreguem a seus gerentes um relatório do que estão fazendo.

Criar uma Cultura da Inovação é então uma tarefa da Direção das empresas que para isto vão precisar implantar processos de comunicação e networking, critérios de reconhecimento e recompensa das pessoas, bancos de novas idéias, modelos de avaliação do valor de novas ideias, empowerment das pessoas para testarem novas idéias, entre outras práticas de gestão.

Em um projeto realizado em 2008, em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro e com o Instituto Tecnológico Inovador, estabelecemos um modelo de avaliação da Gestão da Inovação, quando analisamos as práticas de gestão de várias organizações (voluntárias) para julgar o quanto inovadoras elas eram. Foi uma experiência muito enriquecedora e que nos deu a certeza de que boas idéias não nascem por acaso, elas precisam ser induzidas e gerenciadas.

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