Home > Dicas de Gestão

Responsabilidade Socioambiental


O exercício da responsabilidade social está associada à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as esferas econômica, ambiental e social na geração de um cenário compatível á continuidade e à expansão das atividades das empresas no presente e no futuro.

A concepção de responsabilidade social por parte das empresas vem sendo bastante difundida, especialmente nos países mais desenvolvidos, onde as empresas enfrentam, cada vez mais, novos desafios impostos por pressão dos consumidores, de grupos da sociedade organizada, e por legislações e regras comerciais que demandam, por exemplo, evidências de ações de proteção ambiental, produtos mais seguros e menos nocivos à natureza e o cumprimento de normas éticas e trabalhistas em toda a cadeia produtiva. Assim as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas nas questões ligadas à ética e à transparências da relação empresa-sociedade.

Por outro lado podemos fazer uma associação do comportamento esperado das empresas com o comportamento esperado de qualquer cidadão membro de uma sociedade. Nosso cidadão-empresa (até chamamos assim, pessoa jurídica) tem, como qualquer cidadão, a responsabilidade (obrigação) de cumprir todas as leis (ambientais, fiscais, trabalhistas, etc..) aplicáveis às suas atividades.

Além disso, também como qualquer cidadão, deve trabalhar de forma voluntária em prol do desenvolvimento da sociedade, pois como a empresa serve a essa sociedade, o desenvolvimento da sociedade retorna para a empresa, no longo prazo, na forma de uma maior demanda de produtos e serviços.
Ou seja, sob todos os pontos de vista a prática da responsabilidade socioambiental é um conceito estratégico para as empresas, que contribui para seu crescimento e sustentabilidade.

Existem hoje muitas iniciativas, no Brasil e no exterior, que procuram definir como as empresas devem se comportar para demonstrarem sua responsabilidade socioambiental. Iniciativas como o GRI (Global Reporting Iniciative), os indicadores do Instituto Ethos, e a norma NBR 16001 – Requisitos de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, são alguns dos programas que vêem sendo difundidos e aplicados pelas empresas brasileiras.

Nós da H NEHRER Consultoria temos apoiado nossos clientes em desenvolverem sistemas de gestão da responsabilidade social com base na NBR 16001 e a integrarem esse sistema de gestão aos sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão da saúde e segurança no trabalho (OHSAS 18001). Temos orgulho de termos orientado a certificação de um dos primeiros sistemas de gestão integrada incluindo a norma NBR 16001 do país

""