Home > Pílulas de Gestão

Auditoria de Produtos como uma atividade de Avaliação da Conformidade de Produtos

 

Helio Nehrer


O Inmetro é o responsável pela gestão dos Programas de Avaliação da Conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC. Seu negócio é implantar de forma assistida programas de avaliação da conformidade de produtos, processos, serviços e pessoal, alinhados às políticas do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO) e às práticas internacionais, promovendo competitividade, concorrência justa e proteção à saúde e segurança do cidadão e ao meio ambiente. Seu público-alvo são os setores produtivos, as autoridades regulamentadoras e os consumidores.


Uma das atividades de um Programa de Avaliação da Conformidade é a Auditoria de Produto, que, a partir de uma amostragem do produto colhida próximo aos centros de consumo analisam as características da qualidade dos produtos, comparando os resultados com os requisitos estabelecidos pelas normas de produto. O INMETRO popularizou seu Programa de Avaliação da Conformidade com a apresentação periódica dos resultados das suas auditorias de produto no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.


Outro exemplo da aplicação de auditorias de produto é o Programa de Uso do Monograma do American Petroleum Institute (API). Dentro deste programa (voluntário) as empresas que fornecem equipamentos para a Indústria do Petróleo passam por uma auditoria de produto para verificarmos se seus produtos atendem a todas as características da qualidade estabelecidas pelas normas do produto, também emitidas pelo API. Assim, por exemplo, um fabricantes de tubos para a indústria do petróleo passa por uma auditoria para avaliar se seus produtos atendem à norma API 5L "Specification for Line Pipe" e se forem aprovados o fabricante é elegível a aplicar em seus produtos a Marca de Conformidade com a norma API 5L, dando uma maior segurança a seus clientes em relação ao produto adquirido.


Só que não basta a auditoria de produto, pois ela certifica que os produtos auditados naquele dia estavam conforme a norma do produto. E amanhã? E daqui a três (3) meses?


Assim sendo a auditoria de produto deve ser combinada com a auditoria de sistema de gestão da qualidade para demonstrar que o fornecedor implantou e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que asseguram que os resultados obtidos serão mantidos de forma consistente. Este SGQ deverá comprovar o atendimento a uma norma de Sistemas de Gestão da Qualidade como a ISO 9001:2008 ou com normas de sistemas de gestão setoriais, como a ISO TS 29001 para a industria do petróleo ou a ISO TS 16949 para a industria automobilística.
A auditoria de produto é necessária dentro de outros contextos que não Programas de Avaliação da Conformidade. A própria certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 exige a realização de uma auditoria de produto dentro da auditoria de certificação de sistema. A norma ISO 9001 tem vários itens dedicados à conformidade do produto, a saber:

  • 5.4.1: Estabelecimento de Objetivos da Qualidade para atender aos requisitos do produto;
  • 5.6.2: Entradas para a análise crítica, inclusive informações sobre o desempenho de processos e conformidade do produto (sub-item c);
  • 7.1: Planejamento da realização do produto;
  • 7.2.1: Determinação dos requisitos relacionados ao produto;
  • 7.2.2: Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto;
  • 7.3.1: Planejamento do projeto e desenvolvimento de produto;
  • 7.3.6: Validação do projeto e desenvolvimento para assegurar que o produto seja capaz de atender aos requisitos especificados;
  • 7.5.3: Identificação e rastreabilidade do produto ao longo do processo de realização;
  • 7.5.5: Preservação do produto;
  • 8.2.4: Monitoramento e medição do produto;
  • 8.3: Controle de produto não conforme;
  • 8.4: Análise de dados de conformidade com os requisitos do produto (sub-item b);


Infelizmente temos visto auditorias de sistemas de gestão com foco só na gestão e não no produto. É por este motivo que as Entidades Certificadoras mantêm em seus quadros auditores com conhecimento e experiência em vários ramos de negócio e tipos de produto. É um requisito obrigatório para auditorias de certificação que a equipe auditora tenha pelo menos um auditor que possa realizar a auditoria de produto na organização. Isto é controlado por meio de uma codificação internacional dos tipos de atividade atribuído a cada empresa que busca a certificação. Se não existirem auditores com conhecimento e experiência no mesmo ramo, a equipe de auditoria deverá contar com um especialista, uma pessoa que não vai realizar nenhuma atividade de auditoria e sim servir de suporte à equipe auditora.


Os procedimentos e listas de verificação de auditoria da H NEHRER Consultoria contemplam tanto a auditoria de sistema quanto a auditoria de produto e temos em nossos quadros pessoal qualificado para atender a vários ramos de negócio..

""